Logotipo Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz

Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

4 ESTÁGIOS DA APRENDIZAGEM

Os Psicólogos defendem a tese de que as pessoas se movem em direção ao crescimento pessoal através de quatro estágios no processo de aprendizagem para se adquirir uma determinada habilidade. Para compreender um pouco melhor do que iremos falar, vamos exemplificar um processo de aprendizagem quando adquirimos a habilidade em dirigir um veículo de quatro rodas, um carro.

Vamos entender os estágios:

O primeiro estágio é chamado de INCOMPETÊNCIA INCONSCIENTE. As pessoas nesta fase não entendem alguma coisa e nem sequer sabem que elas não entendem. Em outras palavras, elas não sabem o que elas não sabem. Por exemplo: uma criança com seus 4 ou 6 anos de idade, não sabe dirigir um carro e tão pouco sabe que não sabe. Ela é incompetente em dirigir e inconsciente desse saber.

O segundo estágio é chamado de INCOMPETÊNCIA CONSCIENTE. As pessoas nesta fase estão cientes de algo, mas não podem fazê-lo. Elas admitem para si e possivelmente para os outros, que são incompetentes. No exemplo de dirigir; um adolescente de seus 10 ou 12 anos de idade ainda não sabe dirigir,porém já tem a consciência desse não saber.

O terceiro estágio, chamamos de COMPETÊNCIA CONSCIENTE, isto é, agora as pessoas entendem ou sabem como fazer algo, mas isso requer muito foco e concentração. A competência consciente irá fazer as coisas certas na ordem repetidamente certa para se tornar uma habilidade. Vamos ao exemplo de dirigir; quem acaba de se habilitar após o exame para a carteira nacional de habilitação, já aprendeu a dirigir e tem a competência para tal e de forma consciente, mas precisa de muita concentração para acertar o passo a passo para dirigir corretamente.

A quarta e última etapa, COMPETÊNCIA INCONSCIENTE, é o nível que você vê em esportistas profissionais, músicos, artistas, investidores, empresários e empreendedores de grande sucesso. Eles adquiriram tanta prática e perfeição em uma habilidade que as realizam sem qualquer esforço adicional. No caso de dirigir o carro; consideramos aqueles motoristas que possuem há bastante tempo a sua CNH e dirigem naturalmente sem olhar para qual marcha está, acionam a seta automaticamente, etc, etc... Portanto, são competentes em dirigir e já o fazem inconscientemente.

Vamos voltar para a nossa habilidade em dirigir o carro e descobrimos que você e eu já sabemos dirigi-lo com competência inconsciente. Mas, se colocarem em nossas mãos um carro de corrida de fórmula 1,pense em uma Ferrari ou McLaren. Uuuummm, e agora? Para onde vai o nosso estágio de aprendizagem?

Pois é, voltamos ao estágio de INCOMPETÊNCIA CONSCIENTE, pois não sabemos dirigi-lo e temos essa consciência.

Esse exemplo nos traz como reflexão, que mesmo imaginando que já sabemos de tudo, que trabalhamos com tudo, que fizemos de tudo, que possuímos muitas habilidades, sempre irá surgir algo que desconhecemos e ainda não tivemos a oportunidade de aprender.

Portanto, todo novo aprendizado deve ser bem vindo e assim nos movemos na direção do crescimento pessoal, profissional e espiritual, com a devida COMPETÊNCIA CONSCIENTE.

 

 

Levy Despontin Júnior
Business Coaching - ActionCOACH / The World's #1 Business Coaching  Firm
tel. +55 11 4023 4750 / 3413 2443 / cel. +55 11 96080 8000

e.mail: levydespontin@actioncoach.com http://www.actioncoach.com.br



<< Voltar

Sede própria, localizada na Rua Arcílio Borges, 162
Centro - Porto Feliz/SP
CEP: 18540-000

Horário de atendimento:
Segundas a Sextas-Feiras, das 8h às 18h.

Telefone: (15) 3262-1515
Telefone: (15) 3262-1516
FACEBOOK Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz SIGA-NOS NO TWITTER YOUTUBE Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA