Logotipo Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz

Formulário de Consulta

CÓDIGO SENHA

Como AUMENTAR as vendas DURANTE A CRISE?

Para as pequenas empresas, todo esforço em marketing e vendas pode fazer diferença no resultado de 2015.  "A primeira coisa é vender confiança. As pessoas não estão comprando porque estão desconfiadas", diz José Ricardo Noronha, especialista em vendas e professor do MBA da FIA.

Uma estratégia que pode ter um custo menor, segundo Carlos Cruz, diretor do Ibvendas, é usar o potencial do cliente que já existe no mailing da sua empresa. "Uma saída é pegar o cliente que já compra. Ele fica mais exigente e talvez esteja comparando seu produto com outros. É preciso habilidade para manter relacionamento e gerar valor com seus diferenciais", afirma. Veja abaixo as dicas de Cruz e Noronha para convencer o cliente em tempos de crise.

1. Mostre valor
Se sua empresa vende algo que não é essencial ao consumidor, é preciso mostrar valor. "Convença o cliente sobre o retorno do investimento. O vendedor precisa fazer enxergar o problema e ativar a necessidade. Isso demanda mais habilidade, como ter capacidade investigativa e criar confiança", diz Cruz.

Para facilitar este processo, é o momento de estreitar ainda mais o relacionamento, para o cliente não esquecer sua marca.  Manter contato com ele o tempo todo, com informações sobre produtos e serviços. Cada atendimento tem que ser grande experiência. Hoje, as redes sociais são instrumento poderoso de marketing, fidelização e ampliação dos clientes", afirma Noronha.

2. Tenha um atendimento diferenciado
Cliente indeciso precisa de atenção e paciência. "O vendedor precisa ser acolhedor, se conectar, fazer boas perguntas, agradecer o cliente por estar na loja e colocar-se à disposição o tempo todo, mesmo no final da venda", diz Noronha. Geralmente, segundo o especialista, as melhores experiências são nas pequenas empresas, que conseguem tratar o cliente pelo nome e conhecem demandas e preferências. "Em pequenos comércios toda interação é oportunidade de aprender com o consumidor, vendo preferências, desejos e coisas que ele valoriza."

3. Venda mais para o mesmo
Uma das melhores estratégias para aumentar o faturamento é vender mais para o mesmo cliente. "Uma das coisas é agregar mais produtos e serviços. É um desafio aumentar o ticket médio, mas é preciso aproveitar os clientes que já tem", diz Cruz. Faça uma boa gestão do estoque para entender quais produtos podem ser complementares e vendidos juntos.

4. Treine a equipe
Uma equipe bem preparada pode fazer a diferença em momentos de crise. "Os vendedores têm que ser mais proativos e os gestores devem fazer reuniões com mais frequência, acompanhando números e tendo plano de ação", diz Cruz.

Para Noronha, a dica é incentivar a equipe a ter um atendimento personalizado. "Ofereça ao cliente um atendimento personalizado e customizado, ouvindo e entendendo suas demandas, e tentando fazer uma boa conexão entre seus produtos e as necessidades do cliente", diz Noronha.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios - link: https://revistapegn.globo.com/Dia-a-dia/noticia/2015/08/como-aumentar-vendas-durante-crise.html (Acesso em 25/10/2019 - 17:19)

tags: aumentar faturamento, vender, vendas cura tudo, empreender, fidelizar, personalizar



<< Voltar

Sede própria, localizada na Rua Arcílio Borges, 162
Centro - Porto Feliz/SP
CEP: 18540-000

Horário de atendimento:
Segundas a Sextas-Feiras, das 8h às 18h.

Telefone: (15) 3262-1515
Telefone: (15) 3262-1516
FACEBOOK Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz SIGA-NOS NO TWITTER YOUTUBE Associação Comercial e Empresarial de Porto Feliz
DESENVOLVIDO POR SOPHUS TECNOLOGIA